Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho.

 Em Sem categoria

Como reduzir o estresse e aumentar a produtividade no trabalho.

 

 

É um fato que qualquer trabalho ou projeto requer nossos esforços e que, como consequência, os níveis de estresse em nossas vidas diárias podem ser afetados. Em todo o mundo, as taxas de estresse no trabalho estão aumentando e isso geralmente ocorre devido a cargas de trabalho excessivas, ambientes de trabalho tóxicos, a crescente demanda por habilidades em alguns espaços de trabalho ou certas inseguranças que ocorrem em uma empresa, ou quando um projeto é realizado.

Sabe-se que o estresse no trabalho traz consigo alguns problemas de saúde, produzindo dores de cabeça, tensão muscular, problemas digestivos, depressão, ansiedade e exaustão, o que afeta significativamente a qualidade de vida do trabalhador, bem como desempenho e qualidade. do trabalho que ele faz.

As empresas também tem um papel muito importante na diminuição de estresse, através de prémios como brindes para funcionários. A empresa pode premiar os melhores funcionários com brindes promocionais como presente, uma experiência, ou outra compensação.

Como empreendedores, muitas vezes é possível pensar que o equilíbrio entre vida profissional é uma prioridade, mas em alguns casos as cargas de trabalho e o gerenciamento de tempo inadequado causam a qualidade do trabalho a ser afetado e os níveis de estresse aumentam.

Para evitar que isso aconteça e para melhorar nossa qualidade de vida, devemos considerar tomar algumas medidas em relação à maneira como abordamos o trabalho e nosso estilo de vida. Como empreendedor ou freelancer, você pode começar com as seguintes dicas:

Organize as tarefas do dia

Criar um cronograma de trabalho equilibrado é fundamental. Para fazer isso, você deve estabelecer, em ordem de prioridades, as tarefas que deve executar, estabelecendo um limite saudável de trabalho que não exceda suas capacidades.

Também é prudente incluir algumas pausas programadas para baixar algumas tensões dentro do seu horário de trabalho.

Tome cuidado em vez de se preocupar

Se você definir um plano apropriado de tarefas para o dia e trabalhar de forma eficiente seguindo as linhas descritas acima, em vez de se preocupar com o trabalho que devemos fazer, é prudente começar a fazê-lo o quanto antes.

Isso é possível concentrando nossos esforços nas tarefas que foram definidas e tentando evitar distrações desnecessárias.

Como empreendedores, muitas vezes uma grande parte do tempo de trabalho é perdido devido a interrupções e distrações que podem ser evitadas. Portanto, manter um bom nível de concentração no final do dia nos permitirá desfrutar de uma quantidade maior de tempo livre fora do espaço de trabalho.

Adote rotinas de vida saudáveis

Para ter a concentração necessária e alcançar um excelente desempenho em nosso cronograma de trabalho, é importante levar em consideração nossa saúde e bem-estar. Por essa razão, devemos adotar bons hábitos que nos permitam obter o melhor de nós mesmos.

Para isso, é essencial:

  • Ter uma dieta equilibrada e horários regulares.
  • Minimizar o consumo de açúcar e carboidratos refinados.
  • Evitar a ingestão de substâncias que possam afetar o seu humor, como grandes quantidades de cafeína, gordura, alimentos com altos níveis de conservantes ou hormônios, bebidas alcoólicas, entre outros.
  • Comer alimentos ricos em ômega-3, como nozes, chia, gergelim, salmão, atum, ovos, etc., para evitar riscos cardiovasculares e, ao mesmo tempo, dar um impulso adicional ao seu humor.
  • Evitar a nicotina em situações estressantes, pois esta substância é um estimulante muito poderoso que, em vez de acalmar, aumentará o estresse.
  • Fazer uma rotina de exercícios, antes de ir trabalhar, durante o dia de trabalho ou quando terminar suas tarefas diárias. Assim, você pode manter uma boa condição física e reduzir o estresse com atividades de entretenimento.
  • Durmir bem, evitando mudanças nos horários e noites tardias para permitir que seu corpo se regenere e tenha a energia necessária para o seu dia de trabalho.

Trabalhe em um espaço agradável e agradável.

Um espaço de trabalho limpo, ordenado e silencioso produz uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Como freelancer ou empreendedor, muitas vezes você terá a possibilidade de escolher o lugar onde deseja trabalhar, mas é importante que este lugar ofereça o ambiente certo para que você possa realizar seu trabalho de maneira organizada e calma.

Muitas vezes, também é necessário fazer algumas mudanças ou tentar trabalhar em um espaço diferente, a fim de reduzir seus níveis de estresse devido à monotonia do dia a dia. Para isso, você sempre pode tirar um dia de trabalho ao ar livre, em um espaço aberto ou em um espaço de coworking que lhe permita sair da rotina.

Muitas vezes a empresa tem um papel fundamental na diminuição de estresse, dando comprensões como brindes para funcionários. Esses brindes promocionais podem ser um presente, uma experiência, ou outra gratificação.

Trabalhando o equilíbrio da vida.

Ter o equilíbrio ideal entre o seu trabalho e o seu estilo de vida é muito importante para que você possa ser saudável e dar o seu melhor em cada um dos seus projetos. Alcançar o equilíbrio é possível, mas para isso precisamos tomar a decisão de mudar nossos hábitos e o modo como assumimos nosso trabalho.

Estar concentrado não significa necessariamente estar estressado, e se você quer dar o seu melhor em cada projeto, você deve estar nas melhores condições de saúde possíveis. Então, dê o primeiro passo e comece a notar a diferença.

Posts Recentes

Escrever um comentário