Brand experience: conquistando a lealdade do cliente
Construir confiança não nasce do nada. Você tem que permanecer consistente em suas mensagens, entender suas personas de comprador e cumprir suas promessas ao longo do tempo.
A lealdade é um relacionamento, como qualquer um, é uma via de mão dupla, e depende de todos os lados envolvidos para realmente funcionar.
Geralmente, são os pequenos detalhes que os clientes se lembram ainda mais do que o produto que compraram ou o serviço que receberam.
Experiências significativas, memoráveis, divertidas, inusitadas e inesperadas influenciam a maneira como os clientes percebem você em geral e se sentem em relação a você em particular.
São esses detalhes que fazem o cliente voltar repetidamente e racionalizar. Eles pagam mais porque sentem que estão obtendo mais, os pequenos detalhes que mantêm as pessoas falando sobre você e recomendando a todos que conheçam você.
A lealdade do cliente
Muito se fala em clientes leais, mas você já pensou se a sua marca também é leal aos clientes?
No mercado atual, principalmente os de bens de consumo, os compradores têm várias opções a que recorrer, se decidirem abandonar o seu produto. Para eles, talvez isso não signifique qualquer prejuízo, já para você, quer dizer menos lucro, com certeza. Portanto, é você que sai perdendo.
Com tanta informação facilmente disponível, o consumidor sabe bem o que é melhor para ele. Ele não quer somente uma promessa de valor, ou seja, marcas dizendo como os produtos delas são essenciais, ele quer provas desse valor. Quer perceber, na prática, que o produto faz sentido na rotina dele.
Qualquer um pode realizar funções grandes de maneira correta. Mas são as pequenas coisas que diferenciam uma empresa da outra e influenciam os possíveis compradores a escolherem a sua marca ao invés da marca do concorrente.
Para entender se tem clientes leais de verdade, você precisa ouvir as pessoas e os números.
Um cliente leal não se resume a alguém que compra o seu produto várias vezes. Esse é um estágio inicial da lealdade, que certamente é benéfico, mas ainda não é o máximo que você consegue alcançar. Mais do que um cliente satisfeito, você quer um cliente encantado e que enxergue na sua marca valores similares ao dele e que esteja ligado a fatores emocionais, ao modo como o cliente percebe a sua marca na rotina dele e o valor que enxerga nela.
Se for trabalhado de forma consistente, esse valor é convertido em lealdade. O seu produto estará à frente dos demais para o consumidor e, no melhor dos casos, você vai ter mais do que um cliente leal: ele também vai promover a sua marca. O Marketing boca-a-boca nunca morreu, e é sempre uma vantagem contar com ajuda dos próprios clientes para alcançar novos consumidores.
5 dicas para otimizar a fidelidade do consumidor
Velocidade
Seja na hora de solucionar alguma burocracia, adquirir um produto novo, acessar o site ou lidar com um pós venda de qualidade, o que cliente busca é rapidez.
Qualidade
A qualidade do seu produto sempre será colocada à prova e você precisa estar atento para proporcionar o melhor para o seu cliente.
Preço
Um preço baixo ainda é o primeiro incentivo visual para que ele se sinta atraído pela sua marca e chegue a considerar comprar o seu produto.
Facilidade
Sempre em busca de facilidade, seja no acesso a loja físicas, qualidade no funcionamento de serviços online como sites ou aplicativos para smartphones, quanto mais fácil for entrar em contato com a sua marca mais envolvidos seus clientes ficarão.
Importância
O mais relevante para essa geração é que existam pontos psíquicos a serem levados em consideração na hora de fidelizar um cliente e torná-lo dessa maneira um advogado da sua marca.
A melhor maneira de atingir o seu cliente com fatores emocionais é proporcionar a ele experiências que ele poderá dividir com aqueles que ama, parentes e amigos. O Melhor da Vida, empresa do mercado de experiências tem o intuito de inovar na hora de fazer com que você proporcione experiências que atinjam o psicológico do seu cliente com opções que vão desde gastronomia, turismo, bem-estar, entre outras.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua campanha de fidelização de clientes e aumentar significativamente a produção no seu negócio.